As Redes Sociais Vendem?

Redes Sociais


As redes sociais são uma boa ferramenta de marketing para uma empresa, mas, ao ler a pergunta: As Redes Sociais Vendem? Você pode questionar, e dizer que o foco das redes sociais não é a venda e sim a comunicação (interação) com o os clientes e potenciais clientes do seu negócio. Essa é uma questão na qual eu concordo totalmente e tenho tido ótimos resultados com essa forma de trabalho. Mas, elas vendem ou não?

As redes sociais podem ser usadas de diversas maneiras por uma empresa, sites, blogs e por pessoas que não têm um objetivo "comercial" envolvido. Vejamos: 

Empresas

As empresas podem ter como objetivo, ao aderir as redes sociais, de fazer um atendimento rápido aos seus clientes, de monitorar as suas marcas, com o intuito de antecipar alguns fatos indesejáveis ou até mesmo de servir de termômetro de como sua marca/produto está posicionado e sendo vista pelo mercado, de interagir com o seu público alvo, com promoções, concursos, sorteios, conversas, participações em discussões onde o tema esteja relacionado a um assunto que esteja ligado a sua empresa ou em qualquer outra forma de interação.

Sites e blogs de conteúdo

Já os sites e blogs de conteúdo têm pontos que se assemelham aos objetivos das empresas, diferenciando no fato que o produto “vendido” é o conteúdo (artigos, post, vídeos...) gerado, que, assim como um produto físico ou uma prestação de serviço, deve ser de qualidade e diferenciará um site/blog bom de um ruim, um de sucesso e um fracassado. Mas, para os sites a interação com o público também é fundamental.

Público em geral

As pessoas, diferentemente das empresas, site ou blogs têm diversos objetivos ao usar as redes sociais, podendo ser para descontrair, passar o tempo, divertir, conversar com os amigos, fazer o Network e muitas outras coisas que variam de acordo com o tempo disponível de cada ou da criatividade para uso dessas plataformas.

Agora você deve estar se perguntando, por que o título desse artigo é: As Redes Sociais Vendem? E não algo como: A importância da interação nas redes sociais. Mas, fiz essa introdução para responder: As Redes Sociais Vendem ou não Vendem?

Para empresas, sites, blogs ou público em geral as redes sociais vendem, mas não da forma direta, as vendas nas redes sociais ocorrem de forma indireta. Abaixo mostro como cada um vende o que tem a oferecer nessa ambiente social.

Como é com as empresas?

As empresas vendem seus produtos de várias formas, sendo que ela vende a partir do momento que você começa interagir com seus seguidores, oferecer conteúdo significante, que os direcionem para seu site ou que fortaleçam sua empresa, também quando você cria novidades que gerem uma maior visualização da sua marca, seja com vários RT no twitter, pelo compartilhamento de informações ou pelo botão curtir no Facebook  ou em uma discussão em comunidades no orkut.



As vendas são apenas consequências da interação da sua empresa/marca com o seu público. Tenho tido resultados bastante favoráveis com as redes sociais: Facebook, Twitter e Orkut, e vendido muito, sem em nenhum momento precisar de divulgar os produtos da empresa, apenas conversando com o público.

São várias as vezes que me deparei com vendas provenientes dessas redes, sem mesmo precisar ter contato direto com o comprador, visto nos relatórios do Google Analytics (ferramenta gratuita que permite análises do seu site). Em outros casos tivemos vendas onde o seu início começou nessas plataformas, mas, depois continuamos por outros meios (e-mail, telefone, chat..)

E com os sites e blogs?

Os sites e blogs da mesma forma que a empresa precisam interagir com o seu público, mas o foco não é a venda de produtos e sim de publicidade ou outros meios (ex. e-book com dicas) que o rentabilize, sendo o ponto principal angariar visitantes ao seu site para vender a publicidade seja ela por meio de programa de afiliados ou por venda de pacotes publicitários para empresas.

Assim, da mesma forma que uma empresa, seu site terá que estar sempre em contato com seu nicho e gerando conteúdo de qualidade, que na verdade a primeira coisa que você terá que vender é o seu conteúdo, o título nesse ponto é de fundamental importância, pois é a porta de entrada para o conteúdo.

Até aí tudo bem, mas, uma pessoa, o que elas venderia?

Com essas mudanças na internet e devido a grande influência da web 2.0  as empresas estão contratando e analisando as pessoas nas redes sociais, assim, as pessoas também “vendem” a sua marca pessoal (Marketing pessoal) para as outras pessoas ou empresas. Uma rede social muito usada para isso é o linkidin.

Mas se você já está empregado ou não está a procura de um emprego, fica a dica, continue vendendo sua marca pessoal e fique antento ao que fala nas redes, pois, já tiveram pessoas que foram demitidas por causa de comentários deixados na web ou não foram contratadas por participarem de determinadas comunidades no Orkut. Eu, como empresa, não iria querer contratar uma pessoa que participa de uma comunidade, por exemplo, que diz “Eu sou muito preguiçoso”.

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5 comentários:

  1. Legal o texto. Acredito que é justamente como você falou, não se trata de vender, mas de relacionar.

    A venda é a consequência de um bom relacionamento. Diferente do "mundo offline", dentro do online a venda dificilmente acontece de forma direta, anunciando o produto. Geralmente parte pra forma indireta, onde um bom relacionamento faz com que o consumidor atribua mais valor a decisão de compra na hora de escolher o produto.

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    1. Dennis certamente o que vc fala é sem sombra de dúvida fundamental para uma possível venda futura e nos parametros online chamamos como vc deve saber de isca digital, nos ultimos anos me aperfeçoei em promover essas ferramentas e hj trabalho com uma grande empresa brasileira, considerada a maior empresa multicanal do mundo e convido vc para conhecer tudo que me refiro aqui no site: www.alfamaranhao.com

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  2. Olá! Ótimo post... trabalho com esse meio e vejo que é isso mesmo!!! Meus parabéns! Estou te seguindo, de uma olhada no meu blog tb... Beijinhos

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  3. Olá Dennis!

    Com certeza a forma de vender on e off é diferente.
    Obrigado por acrescentar ao artigo.

    Abraços
    Ricardo

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  4. Olá Carolina!

    Obrigado, já estou indo visitar seu blog, obrigado pela visita.

    Abraços
    Ricardo

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